Esta opção irá voltar ao original a home e restaurar todos os widgets e categorias fechados.

Reset

G.R.C. Escola de Samba CAMISA 12 – Historia

A agremiação Camisa 12 foi fundada em 08/08/1971 como Torcida. Jovens apaixonados pelo Corinthians, pertencentes a “Fiel” Torcida, com o ideal do torcedor, resolveram homenagear toda a nação corinthiana exaltando o 12º jogador.

O caminho percorrido pela Entidade foi difícil. O time não ganhava nada, estava na fila desde 1954. Mas a Torcida Corinthiana nunca parou de crescer, assim como a própria Camisa 12, que se transformou logo nos primeiros anos em uma das maiores torcidas organizadas do Brasil. O samba sempre esteve associado ao futebol. Junto com a memorável conquista do título paulista de 1977, terminando
com um jejum de 23 anos, surgia na Camisa 12 um embrião de uma Entidade de Samba.

Nas caravanas, ao lado das cervejas bem geladas, a batucada corria solta. Surgiu então a idéia da Praça da Batucada no local em que saiam os ônibus da Camisa 12 para os Estádios e Grandes Caravanas. Na Praça Santo Eduardo, Vila Maria, a CAMISA 12 reunia milhares de pessoas para curtir a Bateria e Grupos de Pagode em todos os sábados nos anos 84-85-86.

Bandeira - Escola de Samba

No dia 12 de janeiro de 1996 foi fundada a Escola de Samba Camisa 12 que nasceu da necessidade e convergência de muitos sambistas em transformar em ideal, o amor e a dedicação ao Samba. Correndo paralelamente ao Bloco Carnavalesco Camisa 12, este nascido em 1984, edificar a Escola de Samba Camisa 12, transformou-se no desafio de construir uma entidade que gosta de fazer samba. Com uma área de eventos enorme na rua Juvenal Gomes Coimbra, 12 – ao lado da Ponte de Vila Maria, desenvolveram uma série de atividades, com ênfase na preparação dos desfiles. Vitoriosos, fizeram o primeiro desfile no Bairro de Vila Maria, berço da maioria de nossos ritmistas e de muitos componentes. Com o Enredo exaltando o Amor, conseguiram em 1997 o primeiro título no Grupo de Acesso. Isto serviu de talento e em 1998, novamente no Bairro de Vila Maria, com o enredo Nos jogos da vida, quem não arrisca, não petisca, conquistaram o título de Campeão do Grupo III. Em 1999, na disputa do Grupo II da UESP, desfilando na Vila Esperança com o enredo Uma noite na Terra da Garôa, conquistaram novamente o título de campeã, tornando-se tri-campeã.

Citar nomes dos colaboradores muito provavelmente faria com que fizéssemos muitas injustiças. Mas o saudoso José Luis Avelino, o “Alemão”, merece esta homenagem, por seu espírito carnavalesco continuar prevalecendo em nossa entidade, ele que foi o primeiro presidente da escola.

A Camisa 12, respeitando todas co-irmãs, não quer ocupar o lugar de ninguém e sim procurar, com muito trabalho alcançar o seu lugar no mundo do samba!!!